Unesco faz apelo para proteção do patrimônio cultural no Mali

Ouvir /

Diretora da agência da ONU envia carta às autoridades do país africano pedindo respeito à Convenção de Haia; conflitos chegaram a destruir mausoleus no ano passado.

Cidade de Tombouctou. Foto: Unesco/F. Bandarin

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A diretora-geral da Unesco, agência da ONU que promove educação, ciência e cultura, lançou um apelo aos militares no Mali. Irina Bokova está pedindo às forças armadas que façam todo o esforço possível para proteger o patrimônio cultural do país africano.

Citando a Convenção de Haia de 1954 para a Proteção da Propriedade Cultural, Bokova enviou uma carta às autoridades do Mali e da França, apelando que respeitem o documento, em especial o artigo que proíbe "a exposição de propriedade cultural à destruição ou danos".

"Joia"

A chefe da Unesco pede ainda que os militares se abstenham de qualquer ato ou hostilidade que sejam direcionados contra essas propriedades. Segundo Bokova, o patrimônio cultural do Mali é uma joia cuja proteção é importante para toda a humanidade e carrega a identidade e os valores de um povo.

Ela lembrou que no ano passado, a destruição de mausoleus em Tombouctou espalhou uma onde de indignação pelo mundo, criando conscientização da situação crítica enfrentada pelos malineses.

Conflitos

Bokova destacou que a intervenção militar atual precisa proteger os civis e os patrimônios culturais do país. A nação do noroeste africano enfrenta conflitos entre o governo e militantes islâmicos. Tropas da França chegaram recentemente ao Mali, que deverá receber nos próximos dias militares africanos, na tentativa de controlar a violência.

Em antecipação às operações militares, a Unesco providenciou a policiais e trabalhadores humanitários material sobre a localização dos patrimônios históricos do Mali. O país tem quatro locais inscritos na lista do Patrimônio Mundial da Unesco, que segundo a agência, são símbolo do diálogo intercultural, da tolerância e da prática pacífica da religião.

Leia Também:

Violência no Mali leva 30 mil a fugirem de suas casas em apenas quatro dias

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031