Tribunal Penal Internacional abre investigação de crimes de guerra no Mali

Ouvir /

Decisão da promotora, Fatou Bensouda, é resultado de avaliações feitas desde julho sobre a situação no país; ela diz que há indícios suficientes para acreditar que torturas, mutilações e assassinatos foram cometidos no Mali.

Fatou Bensouda

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A promotora do Tribunal Penal Internacional, TPI, abriu formalmente, nesta quarta-feira, uma investigação sobre alegações de crimes de guerra cometidos no Mali desde janeiro do ano passado.

A decisão de Fatou Bensouda é resultado de uma análise preliminar da situação do país, feita desde julho. A promotora ressaltou que "diferentes grupos armados estão causando destruição e sofrimento ao povo do Mali, por meio de uma série de alegados atos de extrema violência".

Crimes de Guerra

Em Haia, Bensouda diz ter determinado que "algumas ações de brutalidade e destruição podem constituir crimes de guerra", seguindo a definição do Estatuto de Roma.

Após encaminhar o relatório sobre a situação para o governo do Mali, o TPI poderá investigar e processar qualquer crime cometido desde janeiro do ano passado, que esteja dentro da jurisdição do tribunal.

Tortura e Ataques

A promotora determinou que há base suficiente para acreditar que vários crimes foram cometidos incluindo: assassinato, mutilação, tortura e ataques deliberados a locais como mesquitas e monumentos históricos. Há relatos ainda de saques e violações sexuais, entre outras acusações.

Bensouda disse que o TPI "vai garantir uma investigação imparcial e profunda dos responsáveis pelos crimes e assim, levar justiça aos malineses".

A investigação do TPI vai focar nos crimes cometidos em três regiões do norte do Mali. A promotora lembrou que os civis continuam correndo o risco de mais violência e sofrimento e que organizações internacionais já reconheceram a necessidade de justiça como parte da resolução da crise no país.

Leia Também:

 Violência no Mali leva 30 mil a fugirem de suas casas em apenas quatro dias

Unesco faz apelo para proteção do patrimônio cultural no Mali

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031