Tempestades de inverno aumentam sofrimento dos refugiados sírios

Ouvir /

Unicef distribuiu materiais de emergência, agasalhos e colchões aos necessitados; fortes chuvas, neve e temperaturas abaixo de zero no Líbano, na Jordânia e no Iraque agravam situação.

Foto: Acnur

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

As tempestades de inverno no Oriente Médio estão aumentando o sofrimento dos refugiados sírios que vivem nos países da região.

A situação é mais grave na Jordânia, no Líbano e no Iraque, onde as fortes chuvas, neve e as temperaturas abaixo de zero agravaram os problemas.

Alagamentos

Na Jordânia, o campo de refugiados Zatari, que abriga 55 mil sírios, está completamente alagado. A área virou um lamaçal, que dificulta a entrada dos caminhões que trazem os suprimentos.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, e outras organizações de ajuda distribuíram materiais de emergência, roupas, agasalhos e colchões para os refugiados que perderam o pouco que tinham com as tempestades.

Dinheiro

A representante do Unicef na Jordânia, Dominique Hyde, afirmou que a falta de fundos tem sido o maior impedimendo. Segundo ela, todos os recursos levantados em 2012 já acabaram.

Hyde pediu à comunidade internacional que envie, o mais rápido possível, novas doações para que o Unicef possa atender às necessidades dos refugiados sírios na Jordânia.

Refugiados

A deterioração da situação no campo Zatari acontece ao mesmo tempo em que os refugiados continuam chegando à região. Desde o início de janeiro, mais de 10 mil sírios atravessaram a fronteira com o país vizinho.

Segundo as autoridades, quando as condições climáticas melhorarem espera-se um aumento no fluxo de refugiados buscando abrigo na Jordânia.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930