Sudaneses comem raízes e folhas devido a bloqueio de ajuda humanitária

Ouvir /

Diretor de Operações do Escritório da ONU para Assistência Humanitária pede apoio para cerca de 900 mil carentes de ajuda humanitária.

Saúde de refugiados preocupa Ocha. Foto: Acnur

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O diretor de Operações do Escritório da ONU para Assistência Humanitária, Ocha, disse ter recebido o que chamou histórias "incrivelmente alarmantes" de sudaneses que têm de contar com raízes e folhas para se alimentar.

Ao Conselho de Segurança, John Ging, pediu apoio para cerca de 900 mil carentes de ajuda humanitária nas províncias de Kordofan Sul e Nilo Azul. Eles partem em busca de refúgio nos países vizinhos.

Acesso

O representante alertou para a intensificação do confito e a situação de "desespero e deplorável" de centenas de milhares de pessoas, tendo considerado inaceitável a falta de acesso de organizações humanitárias.

Após referir-se a agências com milhares de toneladas de alimentos, medicamentos e vacinas, o representante disse haver capacidade da sua distribuição imediata nas áreas afetadas.

Acampamentos

Relatos de candidatos a refugiados que chegam aos acampamentos do Sudão do Sul a partir dos dois estados, indicam haver fome nos pontos de origem.

Entretanto, agências internacionais reafirmam a incapacidade de chegar áreas controladas pelos rebeldes do Movimento Popular de Libertação do Sudão – Norte, Splm-n, tanto em Kordofan Sul como no Nilo Azul.

Vontade Política

Relativamente ao conflito, Ging considerou haver o que chamou défice de vontade política" das partes em conflito para permitir acesso com vista a fazer chegar ajuda urgente aos necessitados.

O pedido de apoio lançado ao Conselho de Segurança foi para a "definição de políticas de incentivo, motivação e impulso para que se "parta da retórica para a ação."

Ging disse que um  processo de negociação com vista ao acesso às áreas com o Governo do Sudão e o Spln-n foi rejeitado pelas  partes. A proposta foi apresentada pela União Africana, a ONU e a Liga Árabe.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930