Processo de paz israelense-palestino entra em período crítico, diz enviado

Ouvir /

Afirmação é do representante especial da ONU para o Oriente Médio, Robert Serry; Conselho de Segurança realizou nesta quarta-feira um debate sobre o tema.

Robert Serry fala ao Conselho de Segurança

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O processo de paz no Oriente Médio está "entrando em um período crítico que requer passos corajosos de israelenses e palestinos". O alerta foi feito nesta quarta-feira pelo coordenador especial da ONU para o tema.

Robert Serry falou ao Conselho de Segurança, durante um debate sobre a região. Segundo o enviado, "nenhum esforço internacional é suficiente para o progresso, na ausência da vontade necessária das partes envolvidas".

Eleições

Serry ressaltou na reunião eventos que ocorrem no Oriente Médio e que podem afetar o processo de paz, incluindo as eleições de terça em Israel, a votação desta quarta na Jordânia e o início do segundo mandato do presidente americano Barack Obama.

Para o enviado, ações combinadas serão vitais para se atingir uma solução de dois Estados, Israel e Palestina. As negociações diretas entre os dois lados estão paradas desde setembro de 2010. Na época, Israel se recusou a ampliar o prazo do congelamento da construção de assentamentos nos territórios ocupados palestinos.

Violência

Serry anunciou ainda que houve  um "aumento dramático" dos assentamentos desde que a Assembleia Geral aprovou, em novembro, a Palestina como Estado observador não-membro da ONU.

O representante da ONU apelou aos dois lados que se abstenham de ações que prejudiquem ainda mais as negociações de paz. Ele citou ainda eventos "preocupantes" no terreno, incluindo a construção de assentamentos, o aumento da violência e confrontos entre israelenses e palestinos na Cisjordânia.

Robert Serry destacou que as consequências da falta de ação podem ser terríveis para todos. Para ele, se Israel leva a sério a solução de dois Estados, então o país deve reconhecer os impactos negativos dos assentamentos.

Já a seriedade palestina pode ser demostrada, segundo o enviado, por meio da pausa de ações na arena internacional, até que as conversações de paz comecem.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031