Países pedem mais ação para reduzir vazamentos de gás natural

Ouvir /

Segundo Pnuma, 8% da produção mundial é perdida por ventilação, vazamento e queima; Coalisão do Clima e do Ar Limpo que ampliar projetos com companhias de petróleo e de gás.

Plataforma de petróleo

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Ministros de vários países divulgaram uma nota nesta segunda-feira pedindo ação acelerada para reduzir a ventilação, o vazamento e a queima de gás natural.

Segundo o Programa da ONU para o Meio Ambiente, Pnuma, a Coalisão do Clima e do Ar Limpo pretende trabalhar com grandes companhias de petróleo e de gás para a redução de emissões de metano e carbono.

Perdas Anuais

A Coalisão é formada por várias nações, incluindo Alemanha, Austrália, Canadá, Colômbia, Etiópia, Israel, México e outras. O Pnuma destaca que mais de 8% da produção mundial de gás é perdida todos os anos devido a vazamentos.

Além da perda econômica variar entre US$ 27 a US$ 63 bilhões, essas atividades resultam em quase duas gigatoneladas de gás carbônico equivalentes às emissões de gases de efeito estufa por ano.

Mais de 80% são emissões de metano, fazendo com que as operações de petróleo e de gás sejam a segunda maior fonte global de metano, atrás apenas da produção agrícola, afirma o Pnuma.

Mudanças

A Coalisão do Clima e do Ar Limpo quer ajudar as companhias a expandir as reduções de forma voluntária, onde há oportunidades de baixo custo para a mudança.

A ideia é trabalhar com as principais produtoras de petróleo e gás na criação de iniciativas que levem a benefícios significativos para o clima, qualidade de ar, saúde, meio ambiente e economia.

A Coalisão do Clima e do Ar Limpo é uma parceria global que une governos, organizações intergovernamentais, setor privado e sociedade civil. Criada no ano passado, o objetivo é reduzir poluentes como o metano, carbono e hidrofluorocarbonetos.

De acordo com o Pnuma, ações agressivas de combate a esses poluentes poderia levar à queda de 0,5°C do aquecimento global até 2050, prevenindo mais de 2 milhões de mortes prematuras por ano e evitando que 30 milhões de toneladas de plantações sejam perdidas até 2030.

 

 

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031