ONU quer que Israel suspenda novos assentamentos em áreas palestinas

Ouvir /

Secretário-Geral pediu novamente ao governo israelense que abandone a idéia para a construção de 3 mil novas casas no leste de Jerusalém, em uma área conhecida como E-1.

Ban Ki-moon

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas querem que Israel suspenda os planos para o assentamento de colonos judeus no leste de Jerusalém.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu novamente ao governo israelense que desista da construção de 3 mil novas residências na região chamada E-1.

Separação

Ban alertou que os protestos contra os assentamentos, assim como a resposta de Israel a eles, devem ser feitos de forma pacífica.

O Secretário-Geral disse, em comunicado, que a construção pode separar completamente o leste de Jerusalém da Cisjordânia.

Segundo ele, o plano de assentamento vai representar um "golpe quase fatal" às chances de criação de dois Estados independentes, como solução para o conflito israelense-palestino.

Ilegal

Ban afirmou que,  pela lei internacional, "os assentamentos israelenses na Cisjordânia são ilegais."

O Secretário-Geral fez ainda um apelo para que todos os envolvidos no conflito façam um esforço maior para criar as condições que levem à retomada das negociações de paz. Assim como, para proteger o futuro do processo de paz, que, segundo ele, está em perigo.

Protestos

Ban ressaltou, no entanto, que as últimas manifestações dos palestinos contra os assentamentos na área E-1, como, também, a retirada dos manifestantes pelos soldados israelenses foram, em sua maioria, sem violência.

O porta voz do Secretário-Geral afirmou que Ban salientou a importância dos protestos continuarem pacíficos e pelo direito das manifestações serem totalmente respeitadas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930