OIM lança apelo de US$ 36 milhões para socorrer sírios e migrantes

Ouvir /

Segundo agência, muitos trabalhadores estrangeiros na Síria não têm como voltar ao seu país de origem; vários sírios caminham a pé, por dias, para chegar às fronteiras com os vizinhos.

Família de refugiados (Foto: Acnur/Hussein Malla)

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Internacional para Migrações, OIM, lançou um apelo, nesta quarta-feira, equivalente a R$ 72 milhões para socorrer civis sírios deslocados pelo conflito no país.

O apelo também contempla a assistência aos migrantes e trabalhadores estrangeiros na Síria que, por causa da violência, não tem como retornar a seus países de origem.

Alimentos e Roupas

O dinheiro será usado para cobrir as operações da OIM na Síria e nas nações vizinhas, como contou à Rádio ONU, de Genebra, o porta-voz da agência, Jumbe Omari Jumbe.

Segundo ele, somente na Síria, existem 4 milhões de pessoas precisando de ajuda como alimentos e roupas. Omari Jumbe contou que 600 mil sírios fugiram para os países vizinhos levando à OIM a ter que realocar algumas de suas operações para as fronteiras entre elas exames de saúde.

A agência também está distribuindo cobertores, alimentos não perecíveis, baldes e outros itens para os que fogem da Síria.

Abrigos

A OIM está oferecendo ainda transporte aos refugiados que saem da fronteira à procura de abrigos, alguns localizados a 40 km de distância.

Alguns sírios que conseguem chegar a fronteira contam ter caminhado a pé por dois ou três dias.

Entre os civis estão também são crianças, idosos, doentes e mulheres que estão amamentando.

O porta-voz da OIM informou que há pessoas com tuberculose, o que é um risco à saúde de outros refugiados em acampamentos.

Com a verba, a agência pretende recuperar casas e escolas, onde muitos civis estão sendo abrigados.

Uma das preocupações dos trabalhadores humanitários são as condições precárias dos refugiados nesse inverno, que está se mostrando rigoroso na região.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 31 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 31 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031