Espanha deve priorizar luta contra o racismo, afirma relator

Ouvir /

Mutuma Ruteere instou autoridades espanholas a lutar contra a intolerância racial e xenofobia; missão no país durou oito dias.

Migrantes sofrem preconceito

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Um relator especial das Nações Unidas instou as autoridades da Espanha, em todos os níveis, que tornem prioridade a luta contra a intolerância racial. As declarações de Mutuma Ruteere foram feitas nesta segunda-feira, ao fim de uma visita oficial de oito dias ao país.

O especialista ressaltou que "a crise econômica não deve ser motivo para um retrocesso no avanço da luta contra o racismo e a xenofobia". Ruteere reconheceu que a crise exerceu pressão no governo espanhol e repercutiu negativamente na sociedade.

Migrantes

Para o relator, "a situação atual se converteu em bode expiatório para alguns grupos vulneráveis, como os migrantes e pessoas que pediram asilo no país", acusados de serem a causa da difícil situação econômica.

Ruteere disse que "culpar grupos vulneráveis pela crise econômica pode gerar um clima de hostilidade e violência racial." Durante a visita à Espanha, ele notou ainda a "aparição do discurso de ódio e xenófobo entre políticos".

O relator lembrou que os líderes políticos têm a responsabilidade de denunciar esse casos, por isso ele apelou à Espanha para que fortaleça os mecanismos de luta contra esse tipo de declaração.

Barcelona e Madri

Ruteere também denunciou a estigmação de certos grupos, como os migrantes, e a propagação de preconceito racial e estereótipos negativos por parte dos meios de comunicação espanhois.

Ele chamou a atenção para casos de detenção de migrantes ilegais e condições de vida degradantes de migrantes que vivem em algumas áreas de Barcelona.

Durante a missão na Espanha, o relator se reuniu com representantes do governo, ONGs e defensores públicos nas cidades de Madri, Melilla, Ceuta, Almeria, e Barcelona. As recomendações de Ruteere serão apresentadas ao Conselho de Direitos Humanos em junho.

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031