Equipa da ONU deve chegar ao Mali neste sábado para ajudar o Governo

Ouvir /

Grupo vai dar apoio às autoridades nacionais com vista a restaurar a ordem constitucional; relatório da ONU aponta violações dos direitos humanos no país.

Milhares de civis fugiram do Mali devido à instabilidade

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Uma equipa das Nações Unidas deve chegar à capital do Mali, Bamako, neste sábado. O objetivo é prestar apoio às autoridades nacionais para a restauração da ordem constitucional e da integridade territorial.

O grupo, liderado por João Honwana, do Departamento de Assuntos Políticos da ONU, deverá iniciar as consultas com as autoridades malianas na segunda-feira.

Missão

Segundo o porta-voz do Secretário-Geral, o papel da equipa é "engajar com as autoridades nacionais para garantir total apoio da organização na implementação da resolução 2085 e seus aspectos políticos e de segurança".

A resolução, adotada pelo Conselho de Segurança em dezembro, autoriza o envio da Missão Internacional de Apoio ao Mali, Afisma. A missão, a ser liderada pela União Africana, deverá atuar por um período inicial de um ano e ajudar as autoridades a recuperar regiões agora lideradas por rebeldes.

Violações

Os conflitos entre forças do Governo e rebeldes tuareg iniciaram há um ano e na sequência, radicais islâmicos ficaram com o controlo do norte do país. Em Março, houve um golpe de Estado, que aliado à seca e à instabilidade, prejudicou ainda mais a vida dos cívis.

Esta sexta-feira, o Escritório de Direitos Humanos da ONU divulgou dados de um documento que relata casos de assassinatos, estupros e torturas no Mali, havendo civis entre as vítimas. O relatório afirma que a crise no país levou a graves violações dos direitos humanos.

*Apresentação: Denise Costa.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031