Economistas falam sobre futuro da América Latina e Europa

Ouvir /

Reunião da Cepal servirá para abrir o diálogo entre as duas regiões; especialistas vão discutir política econômica, desequilíbrio comercial, desenvolvimento industrial e questões ambientais.

Alicia Bárcena (dir) na sede da Cepal

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Economistas latino-americanos e europeus debatem a visão sobre o futuro do comércio entre as duas regiões, na sede da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, Cepal, em Santiago, no Chile.

Na agenda estão, política econômica, desequilíbrio comercial, desenvolvimento industrial e questões ambientais. O encontro reúne representantes de 60 países, na capital chilena.

Positivo

A secretária-executiva da Cepal, Alicia Bárcena, afirmou, na abertura da reunião, que a América Latina atravessa um bom momento apesar dos problemas na economia mundial.

Segundo ela, a região aprendeu com os erros do passado. A crise da dívida externa aconteceu há 30 anos e levou a região ao que ficou conhecido como a década perdida. Bárcena teme que o mesmo possa acontecer agora na Europa.

Mudança

A chefe da Cepal disse ainda que o Sul não é mais o mesmo. A Europa, segundo ela, vai ver uma América Latina diferente.

A região está lidando com os novos desafios globais com responsabilidade e se comprometendo em questões como a mudança climática e segurança financeira.

Reflexão

Já o diretor da Escola de Paris de Economia, François Bourguignon, afirmou que o fórum representa um espaço para reflexão no sentido de identificar e compartilhar as experiências.

Segundo ele, o objetivo é também alcançar uma visão comum para assuntos relevantes para as duas regiões, como a governança financeira internacional.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE OUTUBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE OUTUBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

outubro 2014
S T Q Q S S D
« set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031