Débito e políticas de austeridade diminuem crescimento da zona do euro

Ouvir /

PIB da região deverá subir apenas 0,3% neste ano de acordo com relatório da ONU; cinco países estão em recessão, incluindo Portugal, Espanha e Grécia.

Parlamento de Portugal, um dos países em recessão

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A crise de débito da zona do euro, a desaceleração da demanda externa, políticas de austeridade e a alta no preço do petróleo continuam afetando a Europa, de acordo com um novo relatório da ONU publicado nesta quinta-feira.

O documento "Situação Econômica Mundial e Previsões para 2013", foi produzido pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Desa. Segundo o estudo, a zona do euro está em recessão e o Produto Interno Bruto, PIB, da região deverá crescer somente 0,3% neste ano.

Sustentabilidade Fiscal

O relatório destaca que as políticas dos países da Europa Ocidental não levam em conta como restaurar o crescimento ou como colocar as nações em crise em um caminho que leve à sustentabilidade fiscal.

É afirmado ainda que pelo menos cinco economias estão em recessão e com baixas perspectivas de melhora: Chipre, Espanha, Grécia, Itália e Portugal. O relatório alerta para a necessidade de por um fim ao que chamou de "políticas de austeridade contraprodutivas em países industrializados".

Ciclo Vicioso

Com as políticas existentes e as tendências de crescimento, a perspectiva é de que demore mais cinco anos para que a Europa e os Estados Unidos recuperem os empregos perdidos com a crise mundial de 2008-2009.

De acordo com o estudo, a Europa "está presa em um ciclo vicioso de altas taxas de desemprego, fragilidade do setor financeiro, elevados riscos soberanos, austeridade fiscal e baixo crescimento.

Para mudar o quadro, é recomendado que o foco não seja mais a consolidação a curto prazo, mas sim um crescimento econômico robusto, visando sustentabilidade fiscal de médio a longo prazos.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031