Conselho de Segurança amplia sanções contra a Coreia do Norte

Ouvir /

Órgão reforça condenação ao lançamento de um míssil feito pelo país em dezembro; proibição de viagens e congelamento de bens previstos na resolução.

Conselho de Segurança da ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Os 15 países que formam o Conselho de Segurança reiteraram nesta terça-feira a condenação ao lançamento de um míssil, feito pela Coreia do Norte em dezembro. O órgão da ONU decidiu reforçar as sanções contra o país, enquanto fez novo apelo ao fim dos testes balísticos e nucleares.

Entre aqueles que são alvo da proibição de viagens e do congelamento de bens, estão oficiais nacionais do local onde o míssel foi lançado e do centro de controle de satélites do país. Funcionários envolvidos na construção do míssil também vão enfrentar as sanções.

Fundos

A resolução 2087, adotada por unanimidade no Conselho de Segurança, prevê ainda o congelamento de bens de companhias e comitês envolvidos no lançamento.

 

O órgão pede aos países membros da ONU que exerçam "vigilância reforçada" para prevenir a transferência de fundos relacionados a armas nucleares da Coreia do Norte e a programas balísticos.

A resolução pede ao comitê de sanções da ONU que lida com o país asiático que envie notificações quando operadores de navios se recusarem a inspecionar remessas importadas para a Coreia do Norte, que tenham como fim atividades balísticas.

Proibição

Em 12 de dezembro, um foguete de longo alcance foi lançado na costa oeste da Coreia do Norte. De acordo com relatos da mídia, ele sobrevoou Okinawa, no Japão, lançando detritos no mar na península coreana, no leste do mar da China e em águas próximas as Filipinas.

Na sequência, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou o teste, que já violava uma outra resolução do Conselho de Segurança, que proibia o lançamento de mísseis pela Coreia do Norte.

Na resolução aprovada nesta terça-feira, o órgão deplora a violação de tais sanções e reafirma o desejo por uma solução diplomática e pacífica para a situação no país.

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031