Banco Mundial considera positiva situação macroeconómica moçambicana

Ouvir /

Vice-presidente da instituição financeira defende aumento da qualidade de educação para acelerar a redução da pobreza e aponta desafios para o país. 

Moçambique Foto: Banco Mundial

Manuel Matola da Rádio ONU em Maputo.

O Banco Mundial qualificou a situação macroeconómica de Moçambique de boa, mas recomendou esforços para criar mais emprego no setor produtivo e aumentar a qualidade de educação para a redução da pobreza.

A posição foi defendida pelo vice-presidente regional do Banco Mundial para África, Makhtar Diop, no final da sua visita ao país. O responsável  pretendia inteirar-se das prioridades e desafios de desenvolvimento de Moçambique face às recentes cheias.

"A gente discutiu sobre a situação macroeconómica do país, que, no geral, é boa, com a taxa de crescimento do país foi de 7 % durante o ano passado e reduziu a inflação. O desafio futuro é a criação de emprego e acelerar a redução da pobreza. Para fazer isso é importante o desenvolvimento maior do setor da agricultura para manter a produção e criar mais emprego".

Apesar do bom desempenho da economia, que resultou na queda da inflação para 2,6%, o nível mais baixo dos últimos três anos, Diop apontou desafios para as autoridades moçambicanas, sobretudo na área da educação.

"A necessidade de adaptar o setor educacional para a necessidade o setor produtivo e também criar mais formação técnica para dar oportunidade a juventude moçambicano ter emprego no setor produtivo. Outra coisa é a necessidade de aumentar a qualidade de educação, porque é muito importante ir à escola, mas é melhor que sair da escola com nível de educação que será útil para o setor produtivo".

Na quarta-feira, o Banco Mundial anunciou uma linha de crédito de US$ 700 milhões para os próximos dois anos.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031