Ban saúda progresso e pede fim do ciclo de pobreza e violência na África

Ouvir /

Secretário-Geral disse na reunião de cúpula dos Chefes de Estado da União Africana que apesar do avanço está preocupado com milhões de pessoas que vivem na pobreza.

Ban Ki-moon

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon elogiou, este domingo, o progresso alcançado na África em discurso na reunião de cúpula dos Chefes de Estado da União Africana, realizada em Adis Abeba, Etiópia.

Ao mesmo tempo, Ban afirmou que continua preocupado com os milhões de africanos vivendo na pobreza.

Destino

O Secretário-Geral disse que "o destino do continente é claro. Um futuro onde a riqueza da África enriqueça todo o povo africano".

Segundo ele, a África tem experiência para encontrar as soluções para seus desafios e contribuir para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio da ONU, em relação ao crescimento, justiça social e proteção ao meio ambiente.

Ban declarou que a economia dos países da região cresceu uma média notável de 5% ao ano, na última década e, segundo previsões, deve avançar mais do que isso até 2014.

Alerta

Ele alertou que crescimento econômico, sozinho, não é tudo e que a riqueza não pode continuar nas mãos de poucos. A desigualdade, segundo Ban, é a receita para a instabilidade.

O Secretário-Geral da ONU falou sobre a necessidade de se investir nos jovens, com foco especial nas meninas e mulheres africanas.

Violência

Ban disse que todos devem combater qualquer forma de violência, principalmente, em relação ao estupro e outras violências sexuais em conflitos armados. Os governos devem prestar todo apoio possível às vítimas desses crimes.

O Secretário-Geral elogiou também o progresso da África na luta para reduzir a infecções com HIV e as mortes por Aids.

Apoio

Ban espera que os países africanos continuem avançando nas questões ambientais.

Ele afirmou que, no ano que vem, vai realizar uma conferência para mobilizar a liderança política mundial no apoio ao Tratado Global sobre Mudança Climática.

Desenvolvimento

O Secretário-Geral afirmou que o desenvolvimento é fundamental para a paz e a paz é essencial para o desenvolvimento.

Segundo Ban, a parceria entre a ONU e a União Africana tem como meta alcançar uma grande estabilidade para o continente.

Encontros

O Secretário-Geral manteve vários encontros privados importantes em Adis Abeba. Ban se reuniu, com os presidentes, palestino, Mahmoud Abbas, e da Côte d'Ivoire, também chamada de Costa do Marfim, Alassane Ouattara.

Ban Ki-moon conversou também com a presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma e com o primeiro-ministro da Etiópia, Hailemariam Desalegn.

Eles discutiram uma ampla variedade de assuntos, entre eles, a situação no Mali, na Somália, no Sudão e no Sudão do Sul e, ainda, na República Democrática do Congo. Na agenda também estava o processo de paz entre israelenses e palestinos.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930