Ban satisfeito com os esforços para solucionar situação na Guiné-Bissau

Ouvir /

Declaração do Secretário-Geral foi feita esta segunda-feira, em Adis Abeba, Etiópia, onde participa da Conferência de Chefes de Estado da União Africana.

Guiné-Bissau

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, se mostrou satisfeito com os avanços dos esforços para solucionar a situação na Guiné-Bissau.

O país sofreu um golpe de Estado militar em abril do ano passado e vem sendo adminstrado por um governo de transição. A ONU está envolvida nos esforços de paz para resolver o impasse.

Ordem

Segundo Ban, a ONU, a União Africana, a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, estão trabalhando juntos para a volta da ordem constitucional ao país.

O Secretário-Geral da ONU disse que a África está num momento de crescimento e elogiou o progresso nos setores de desenvolvimento, boa governança e direitos humanos.

Avanço

Ele elogiou também os líderes africanos por lutarem para melhorar as condições de vida da população de todo o continente.

Ban afirmou que manteve boas reuniões bilaterais com presidentes e chefes de governo de vários países.

Na agenda, estavam o combate à malária e também a saúde de mães e bebês. Além disso, comentou a respeito do avanço conquistado em relação ao HIV e a Aids no continente.

Treinamento

Esta semana, a ONU lançou uma iniciativa para ajudar no treinamento de um milhão de trabalhadores de saúde comunitários até 2015. O objetivo é acelerar o progresso para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Mas Ban falou também sobre o problema da violência sexual contra mulheres em conflitos. Segundo ele, o silêncio sobre o assunto tem de acabar.

Reuniões

O Secretário-Geral disse que se reuniu com aproximadamente 20 líderes durante a conferência. Ele deixou claro que a ONU está comprometida em ajudar na assinatura de um acordo político para a República Democrática do Congo.

No Mali, Ban afirmou que as Nações Unidas estão determinadas a ajudar a população. Segundo ele, a ação decisiva do governo francês, junto do governo maliano e das forças africanas, resultou em avanços significativos para a restauração da integridade do território do Mali.

Passos positivos

No caso do Sudão e do Sudão do Sul, o Secretário-Geral da ONU elogiou as autoridades dos dois países por darem passos positivos para resolver as diferenças.

Ban declarou que, agora, a implementação dos acordos é de importância vital.

Paz

Na Somália, o chefe da ONU afirmou que abriu-se um espaço para a paz depois que a milícia Al-Shabaab perdeu o controle de Kismaayo e de outras áreas.

Ele avisou que vai propor ao Conselho de Segurança a criação de uma nova presença da ONU na região, como parte dos esforços para fortalecer a parceria da organização com a União Africana.

Ban afirmou que a ONU está comprometida em trabalhar com a União Africana para avançar com o progresso do continente e construir um futuro melhor para todos.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 23 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031