Ban pede apoio multidimensional para as forças de paz

Ouvir /

Secretário-Geral quer que os países-membros contribuam com tropas militares e policiais para as operações da ONU; Ban diz que participação de mulheres ajuda no cumprimento dos objetivos.

Ban Ki-moon no Conselho de Segurança da ONU Foto: ONU/JC McIlwaine

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos países-membros que contribuam com mais tropas militares e policiais para, o que chamou, de apoio multidimensional às operações dos boinas azuis.

A declaração do Secretário-Geral foi feita na abertura dos debates no Conselho de Segurança para a aprovação da resolução sobre os mandatos das forças de manutenção da paz.

Ampliação

Segundo Ban, a missão das tropas de paz se tornou muito mais complexa. Ela inclui também a proteção dos civis e apoio à reconciliação, o Estado de Direito e a reconstrução das instituições e da infraestrutura, além da supervisão da implementação do acordo de paz.

O Secretário-Geral pediu aos países que enviem pessoal com as qualificações, treinamento e integridade exigidos para a implementação dos mandatos de paz.

Mulheres

Ban Ki-moon disse ainda que a inclusão das mulheres, tanto nas forças militares como nas equipes civis, contribui para a eficácia das missões.

O Secretário-Geral explicou que a ONU está melhorando a forma como integra os esforços por todo o sistema das Nações Unidas para maximizar o impacto das operações.

Ele citou, como exemplo de sucesso, o fim da missão no Timor-Leste, onde os compromissos políticos do governo e a colaboração entre a ONU e a polícia nacional, foram fundamentais para o bom resultado.

Forças de Paz

O presidente do Conselho de Segurança, o ministro das Relações Exteriores do Paquistão, Jalil Abbas Jilani, prestou homenagem aos mais de três mil boinas azuis que morreram pela causa.

Segundo Jilani, as forças de paz da ONU já salvaram milhões de vidas no mundo. O chanceler paquistanês afirmou que, além do Timor-Leste, o apoio multidimensional obteve sucesso em vários outros países, como o Burundi, Libéria e Serra Leoa.

O presidente do Conselho de Segurança declarou que a resolução sobre a missão multidimensional das tropas de paz demonstra a importância de uma resposta rápida e um bom planejamento para prevenir e acabar com um conflito armado.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930