Ban encoraja Omar al-Bashir e Salva Kiir a abordar "pendentes" na Etiópia

Ouvir /

Em mensagem, Secretário-Geral apontou temas como a segurança, a demarcação da fronteira e dividendos do petróleo; Addis Abeba é palco da reunião, nesta sexta-feira.

Ban Ki-moon

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova Iorque.   

O Secretário-Geral das Nações Unidas encorajou os líderes do Sudão e Sudão do Sul a discutir "de forma decisiva" questões como a demarcação de fronteiras, a segurança e o comércio do petróleo.

Em mensagem, Ban Ki-moon congratulou os presidentes Omar al-Bashir e Salva Kiir pelo encontro desta sexta-feira, na capital etíope, Addis Abeba.

União Africana

Participam, igualmente, na reunião o primeiro-ministro etíope, Hailemarian Desalegn e do chefe do Painel de Implementação de Alto Nível da União Africana, Thabo Mbeki.

Ban Ki-moon manifestou a prontidão da ONU para apoiar a implementação dos acordos entre os dois países, firmados em Setembro de 2012, e ajudar a solucionar as disputas que ainda continuam entre os dois lados.

Referendo

Um dos maiores impasses entre o Sudão e o Sudão do Sul é o estatuto administrativo da região de Abyei. A área, rica em recursos, é disputada pelos dois países. Um referendo para decidir a questão, marcado para Janeiro do ano passado, foi adiado para uma data indefinida.

O Secretário-Geral da ONU mencionou a necessidade de os dois líderes resolverem, não só o problema da demarcação de fronteiras, mas também a situação de Abyei.

Confrontos

Em 2011, O Sudão do Sul tornou-se o mais novo país do mundo ao conquistar a independência do Sudão, após um processo de paz que durou seis anos.

No ano passado, a paz entre os dois países ficou ameaçada devido a confrontos entre grupos armados na região de fronteira e assuntos pendentes sobre o período pós-independência.

Apresentação: Eleutério Guevane

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 30 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031