Após relatos de ataques de Israel à Síria, Ban pede prevenção de tensões

Ouvir /

ONU não tem confirmação do incidente; autoridades sírias teriam informado que aviões de caça israelenses atacaram base a noroeste de Damasco. 

Ban Ki-moon

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

O Secretário-Geral da ONU notou com "grande preocupação" relatos de ataques aéreos na Síria, que teriam sido realizados por Israel.

Em nota emitida nesta quinta-feira, Ban Ki-moon ressalta que até o momento, as Nações Unidas não receberam detalhes do incidente. A organização também não estaria em posição de verificar, de forma independente, o que ocorreu.

Soberania

O Secretário-Geral pede aos envolvidos que evitem o aumento das tensões na região. Ban Ki-moon lembra a necessidade de se respeitar estritamente o direito internacional, em particular o respeito à integridade territorial e a soberania de todos os países da região.

O exército da Síria teria informado que aviões de caça israelenses teriam atacado na quarta-feira um centro de pesquisas científicas em Jamraya, a noroeste de Damasco. Segundo os relatos, duas pessoas teriam morrido e cinco teriam ficado feridas.

Montes Golã

As autoridades sírias protestaram com a Força de Observação da ONU, Undof, que aviões israelenses teriam sobrevoado a área. A missão monitora o cessar-fogo entre Israel e Síria nas colinas de Golã.

O porta-voz do Secretário-Geral afirmou, em Nova York, que a Undof não observou nenhum avião na região e por isso, não pôde confirmar o incidente. Além disso, a missão teria relatado condições climáticas ruins.

Os relatos do ataque aéreo são os últimos acontecimentos no conflito sírio, que já fez 60 mil mortos e deixou 4 milhões de pessoas precisando de assistência humanitária.

 

*Apresentação: Leda Letra.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031