Unicef promove sessões de terapia para crianças de Gaza

Ouvir /

Fundo da ONU para a Infância se une a grupo palestino para tratar de traumas causados pelo recente conflito com Israel.

Foto: Unicef

Daniela Kresch, da Rádio ONU, em Tel Aviv.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, está promovendo sessões psicológicas emergenciais com crianças da Faixa de Gaza traumatizadas por causa do recente conflito entre grupos islâmicos do território e o exército israelense.

As sessões estão sendo realizadas em parceria com o Centro Palestino para Democracia e Resolução de Conflito e com apoio de doadores internacionais como o Departamento de Ajuda Humanitária da Comissão Europeia e o governo do Japão.

Sintomas

O Unicef e o Centro Palestina para Democracia identificaram as 35 áreas nas quais as crianças foram mais afetadas durante conflito de oito dias que terminou há um mês.

Segundo Frank Roni, especialista do Unicef em Proteção Infantil, muitos jovens desses locais já sofrem com problemas psicológicos e outros devem começar a demonstrar sintomas de pós trauma nos próximos meses.

Brincadeiras

Durante a sessões, os terapeutas utilizam jogos para engajar as crianças em conversas e encorajar os jovens a externalizar o que sentem.

Frank Roni diz que o objetivo é fazer com que as crianças "se expressem e façam perguntas", o que ajuda a que elas se sintam melhor.

As sessões de terapia em grupo são realizadas duas vezes por semana, na tentativa de ajudar as crianças a recuperar o senso de segurança.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE NOVEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE NOVEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

novembro 2014
S T Q Q S S D
« out    
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930