Relatório da OIT sobre mulher no trabalho cita modelo do Bolsa Família

Ouvir /

Documento, "Tendências Globais de Emprego para as Mulheres 2012", papel feminino na gestão da iniciativa; em todo o mundo, metade das trabalhadoras tem emprego considerado "vulnerável", como o de empregada doméstica.

Trabalhadoras no Brasil / Foto: Banco Mundial

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*

Um relatório das Nações Unidas sugere que as mulheres ainda estão em situação de desvantagem em relação a homens no mercado de trabalho.

Segundo o documento, "Tendências Globais de Emprego para as Mulheres 2012", as mulheres também são mais afetadas pelo desemprego em todo o mundo.

Estereótipos

O relatório foi divulgado, nesta terça-feira, em Genebra, pela Organização Internacional do Trabalho, OIT.  A pesquisa indica que em 2012,  metade das mulheres tem empregos considerados vulneráveis, como por exemplo o de empregada doméstica. Para os homens, esta taxa é de 48%.

Dentre os países de língua portuguesa, o estudo destacou o caso do Bolsa Família no Brasil. De acordo com especialistas, a iniciativa, que confere às mulheres a gestão dos recursos, é um exemplo de sucesso.  A agência ressaltou, no entanto, que o programa deve atentar para o risco de uma divisão entre o trabalho pago e o não-remunerado e o reforço do que chamou de "estereótipos de gênero."

Mineração 

Para a OIT, o Brasil também usa o diálogo social em prol da igualdade de gênero.  Mas disse que há setores que são dominados por homens como energia, mineração e construção de estradas. O relatório informou que o Bndes aumentou o volume de empréstimos para a Petrobras, que segundo o estudo ainda emprega, "na maior parte do casos, homens."

A agência da ONU elogiou o exemplo de Angola que implementou uma política de não-discriminação a mulheres em companhias do país. E alertou para casos, em todo o mundo, de disparidades de gênero no mercado de trabalho, nos níveis de desemprego e na segregação de setores econômicos.

*Apresentação: Mônica Villela Grayley.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930