Relator diz que participação da sociedade civil na internet é fundamental

Ouvir /

Em comunicado, Frank la Rue, disse que qualquer discussão sobre regulação da plataforma deve se concentrar nos ditames dos direitos humanos. 

UIT: Internet como força ao desenvolvimento

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Um relator independente das Nações Unidas defendeu a participação da sociedade civil em discussões sobre o futuro da internet.

Frank la Rue, relator sobre o direito de opinião e expressão emitiu um comunicado, nesta quarta-feira, dizendo que a voz  da sociedade é fundamental para assegurar a legitimidade de qualquer debate sobre o tema.

Rede Mundial

Ele fez a declaração após a Conferência Mundial sobre Telecomunicações Internacionais, encerrada na semana passada, em Dubai.

La Rue disse que quando o assunto é internet, nenhuma decisão pode ser tomada de forma unilateral. Para o relator, qualquer debate sobre a governança da rede mundial de computadores tem que incluir representantes de outras organizações internacionais, entidades de direitos humanos e membros do setor privado, servidores de internet e ONGs.

Para ele, discussões sobre o futuro da rede devem tomar como base os ditames dos direitos humanos. Frank la Rue encerrou o comunicado dizendo que a internet expande a capacidade das pessoas de exercerem a liberdade de expressão e outros direitos. E adicionou que a plataforma tem sido fundamental, nas últimas duas décadas, para aumentar o acesso à informação sobre sérias violações de direitos humanos além de dar voz a milhões de pessoas que, sem a rede mundial, estariam totalmente invisíveis.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930