Falta mão-de-obra especializada para a indústria do petróleo, diz OIT

Ouvir /

Fórum da agência da ONU debate demanda por trabalhadores e treinamento em gás e petróleo; Angola é citada no evento com iniciativas de treinamento; demanda do setor deve subir 35% até 2035.

Plataforma de petróleo

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Internacional do Trabalho, OIT, informou que falta mão-de-obra especializada na indústria do petróleo.

O assunto está sendo debatido no Fórum Global sobre a necessidade de trabalhadores especializados e de treinamento. O evento, em Genebra, conta com a participação de representantes de governos, empresas e funcionários.

Objetivo

O objetivo é analisar a situação atual da força de trabalho e da estrutura das empresas para que a indústria possa lidar com as demandas futuras.

Uma possibilidade é o uso da mão-de-obra local em países como Gana, Nigéria, Sudão do Sul e Angola, entre outros. O presidente do fórum, Ruek Puok Riek, disse que no Sudão do Sul, por exemplo, os estrangeiros dominam o mercado pela falta de gente especializada no país.

Treinamento

O analista da OIT, Yasuhiko Kamakura, disse que em Angola, as companhias petroleiras estão criando centros de treinamentos para preparar os trabalhadores para o mercado.

Kamakura cita que na Nigéria, apesar de as universidades disponibilizarem cursos de especialização, o país ainda não conseguiu suprir a demanda do mercado. O país está entre os maiores exportadores do produto no continente.

Já em Gana, o governo adotou uma estratégia ambiciosa para fornecer, até 2020, 90% da força de trabalho especializada formada por operários locais.

Demanda 

Segundo a Agência Internacional de Energia, organização autônoma especializada no setor energético, a demanda global por petróleo e gás natural vai aumentar 35% até 2035.

A entidade aposta que haverá recursos devido à descoberta de novas fontes de petróleo e gás, mas a indústria talvez não encontre mão-de-obra especializada para executar o trabalho.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 01 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 01 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031