Brahimi diz que ainda é possível solução política na Síria

Ouvir /

Enviado especial da ONU e da Liga Árabe para o país fez a declaração depois de um encontro com representantes dos Estados Unidos e da Rússia sobre o conflito.

Foto: UNHCR/S. Malkawi

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria afirmou que ainda é possível encontrar uma solução política para resolver a violência na Síria, que já deixou mais de 25 mil mortos.

Lakhdar Brahimi discutiu o assunto, neste domingo, com o vice-secretário de Estado americano, William Burns, e o vice-ministro das Relações Exteriores russo, Mikhail Bogdanov.

Reunião

Brahimi afirmou que eles exploraram as possibilidades para avançar com o processo de paz e para mobilizar uma ação internacional em favor de uma solução política.

O emissário da ONU disse que as três partes concordam com a análise geral de que a situação na Síria é ruim e está piorando.

Solução

Brahimi declarou que para os participantes da reunião, a solução para o conflito deve estar baseada no comunicado do Grupo de Ação divulgado em junho passado.

O documento determina a criação de um governo de transição com amplos poderes e formado por membros do governo atual, da oposição e de outros grupos. Eles devem seguir os princípios acordados para a transição política.

O Grupo de Ação é formado pelos Secretários-Gerais da ONU e da Liga Árabe, os ministros do Exterior dos cinco países membros permanentes do Conselho de Segurança, além dos chanceleres da Turquia, do Iraque, do Kuwait e do Catar. Participa do grupo também, o representante europeu para assustos internacionais.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031