Arquivo da ONU lança homenagem póstuma com fotos raras de Niemeyer

Ouvir /

Arquiteto brasileiro, que morreu no último dia 5 aos 104 anos, ajudou a construir sede das Nações Unidas, em Nova York.

Oscar Niemeyer. Foto: Arquivo ONU

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Os serviços de arquivo das Nações Unidas lançaram uma exposição sobre a passagem de Oscar Niemeyer por Nova York, durante os trabalhos de planejamento da sede da ONU.

Intitulada "Oscar Niemeyer e a Sede das Nações Unidas (1947-1949), a exposição, que pode ser vista na internet, traz fotos raras do arquiteto, que morreu no último dia 5, aos 104 anos de idade.

Imagens

A mostra é organizada pela Seção de Gerenciamento de Arquivos e Documentos, Arms, na sigla em inglês. O chefe da Unidade de Multimídia, Antônio Carlos Silva, falou à Rádio ONU sobre o trabalho de recuperação das imagens de Oscar Niemeyer.

"Fazendo uma pesquisa no arquivo, nós encontramos muita coisa inédita em fotografias e filmes. Nós criamos pacotes para a mídia internacional. Havia filmes inéditos do trabalho dele com a equipe de arquitetos que criaram o edifício e o design todo da ONU. Estas fotos têm um valor histórico e estão sendo digitalizadas. O nosso papel é este, como arquivista, cuidar da história da ONU, da história audiovisual do mundo."

Jeito Brasileiro

Antônio Carlos Silva lembrou ainda do documentário Workshop for Peace, que

Oscar Niemeyer com os colegas arquitetos. Foto: Arquivo ONU

conta a história da construção da sede, e de como Oscar Niemeyer, o arquiteto caçula do grupo de 11 arquitetos renomados conseguiu, pelo seu design criativo, convencer os colegas de que tinha o melhor projeto para o prédio da ONU.

"O Niemeyer com todo o jeito brasileiro talvez de ser dele, e aquela coisa da persuasão e do design, porque os colegas arquitetos tinham que votar qual seria a melhor solução (do projeto). Então, nota-se claramente no edifício os traços do Niemeyer. O concreto com o vidro. Notam-se os traços, as linhas do Niemeyer. É um legado que ele deixou para Nova York, para a ONU e também para o Brasil."

O documentário Workshop for Peace do qual foram retiradas várias imagens que estão na exibição online sobre Niemeyer foi produzido com base numa expressão de Wallace K. Harrison, o chefe do projeto que deu início à construção do edifício. Para ele, a sede da ONU seria um "Workshop para a Paz."

Em uma das citações de Niemeyer, expostas na exibição, ele descreve a futura sede das Nações Unidas como um prédio que teria que incorporar "o verdadeiro espírito da compreensão e da solidariedade."

A exibição do Arquivo das Nações Unidas sobre Oscar Niemeyer pode ser vista em inglês e francês.

http://archives.un.org/ARMS/content/oscar-niemeyer-exhibition

Clique aqui para saber mais, em português, sobre a construção da sede durante entrevista de Niemeyer à Rádio ONU.

http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2012/12/um-arquiteto-que-amava-a-vida-e-queria-construir-um-mundo-melhor/index.html

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031