Violência sectária em Mianmar causa mais de 110 mil deslocados internos
Cerca de 30% foram forçados a deixar suas casas no mês passado, quando ocorreu a última onda de violência entre budistas e muçulmaos no país do sudeste asiático.
Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova York.*
O Escritório de Assistência Humanitária das Nações Unidas, Ocha, informou que mais de 110 mil pessoas estão deslocadas em Mianmar, a antiga Birmânia, por causa da violência sectária no país.
Em comunicado, emitido nesta segunda-feira, o Ocha lembrou que deste total, 35 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas no mês passado na província de Rakhine.
Cuidados Médicos
A violência está ocorrendo entre budistas, da etnia rakhine, e muçulmanos da etnia rohingyas. De acordo com a agência da ONU, os islâmicos rohingyas são apátridas.
Segundo o Ocha, a situação na região permanece tensa. Os deslocados internos estão precisando de alimentos, abrigo e cuidados médicos.
O acesso aos locais de acolhimento também está sendo limitado por causa da insegurança.
*Apresentação: Mônica Villela Grayley.






