Unesco promove encontro sobre indústria farmacêutica e luta contra doping

Ouvir /

Simpósio é organizado na sede da agência em Paris; na sexta-feira, foram aprovados sete novos projetos para a eliminação do doping no esporte.

 

Unesco busca combater doping no esporte

Anelise Borges, da Rádio ONU em Paris.

 A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, promoveu nesta segunda-feira um simpósio sobre a indústria farmacêutica e a luta contra o doping nos esportes.

O encontro, na sede da agência, em Paris, foi realizado em parceria com o Ministério do Esporte, Juventude e Educação da França e com a Agência Mundial Anti-Doping.

Riscos

Segundo a Unesco, "atletas que buscam novos métodos para melhorar seu desempenho e se envolvem em práticas de doping, muitas vezes não pensam sobre os riscos que correm com o uso dessas substâncias".

A agência defende que o "acesso à informação sobre as drogas utilizadas é um dos meios mais eficazes" para apoiar a luta contra o doping no esporte.

No encontro, foi discutida a importância das empresas farmacêuticas e de biotecnologia, que estariam na melhor posição para avaliar os efeitos de substâncias dopantes e ajudar autoridades a tomar medidas de prevenção.

Fundo

As agências reguladoras também são citadas pela Unesco como peça-chave no processo, especialmente quando eles autorizam a comercialização de novos produtos.

Na sexta-feira, foram aprovados sete novos projetos anti-doping, incluindo iniciativas no Paraguai, Malta e Bulgária, que vão receber uma verba total de mais de US$ 115 mil no ano que vem.

O Fundo da Unesco para a Eliminação do Doping no Esporte terá no total 80 iniciativas nacionais e internacionais, em todas as regiões do mundo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 29 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930