Unesco condena morte de jornalistas no Oriente Médio e na América Latina

Ouvir /

 

Foto: Unesco

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, condenou, esta quarta-feira, a morte de três jornalistas palestinos em ataques aéreos israelenses e de um repórter mexicano na cidade de Tehuacán, na região central do México.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.   

A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova condenou os assassinatos de jornalistas no Oriente Médio e no México e disse estar alarmada com a escalada da violência em Israel e na faixa de Gaza.

Bokova afirmou que, nesse momento, junta sua voz a do Secretário-Geral da ONU, cuja principal preocupação é o bem-estar e a segurança de todos os civis.

 Ataques

Os jornalistas palestinos Mahmoud Al-Komi, Hossam Mohammed e Abu Eisha, morreram em ataques aéreos nesta terça-feira. A diretora demonstrou preocupação também com as notícias de que a imprensa estava sendo alvo dos ataques aéreos e dos foguetes lançados entre o sul de Israel e Gaza.

 Bokova afirmou que o status de civil dos jornalistas e o direito desses profissionais exercerem suas funções deve ser respeitado.  Ela disse que também está preocupada com os ataques contra escolas tanto em Gaza como no sul de Israel. Segundo a diretora, os colégios devem oferecer um ambiente seguro para as crianças.

 México

Irina Bokova condenou também a morte do jornalista investigativo mexicano, Adrián Moreno, ocorrida em 14 de novembro. No ataque, em Tehuacán, morreu ainda a acompanhante do repórter, a ex-policial Misray González.

Bokova afirmou que a violência contra jornalistas no México chegou a um nível intolerável e que os responsáveis pelo ataque devem ser levados à justiça. Quando foi assassinado, Ádrian investigava o roubo de gasolina das reservas do governo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 26 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031