Unctad menciona Brasil por política de investimento ambiental no setor automobilístico

Ouvir /

Relatório da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento mostrou que há uma divisão entre os países sobre investimento regional; uns seguiram o caminho da liberalização e outros aumentaram o controle sobre setores chave da economia.

Uso da tecnologia verde na indústria automobilística. UN Foto/JC McIlwaine.

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, Unctad,  afirma que o Brasil adotou políticas para promover a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias verdes na indústria automobilística.

O relatório Monitor da Política de Investimento, divulgado esta segunda-feira, diz que o país forneceu incentivos como, por exemplo, redução de impostos. O programa do governo brasileiro, diz o documento, encoraja também o uso de tecnologias energéticas eficientes.

Ainda entre os países lusófonos, Cabo Verde foi citado por adotar lei que determina tratamento não discriminatório e a inclusão de outros padrões de proteção, que são importantes para os investidores estrangeiros.

Tendências 

O relatório mostrou que o mundo segue duas tendências distintas em relação aos investimentos regionais.

Alguns países adotaram leis que liberam, parcialmente, certos setores ou serviços considerados estratégicos para receber investimento estrangeiro. Do outro lado, algumas nações aumentaram o controle sobre importantes setores da indústria e também para restringir o investimento estrangeiro.

Bloqueio

O relatório afirma também que o Canadá rejeitou uma proposta de compra da companhia de energia canadense feita pela Petronas, da Malásia e o governo americano bloqueou um projeto de investimento de uma companhia de engenharia chinesa, alegando razões de segurança nacional.

A política de investimento internacional é caracterizada por três tendências: maior investimento regional, inclusão de questões sobre o desenvolvimento sustentável nos acordos e a intensificação do debate público sobre os tratados de investimentos internacionais.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE ABRIL DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

abril 2014
S T Q Q S S D
« mar    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930