Relator da ONU visita Grécia para concluir estudo sobre imigração

Ouvir /

A Grécia é o ponto final do estudo que está sendo feito pelas Nações Unidas para avaliar como será feito o controle das fronteiras da União Européia.

Vila de Aitolo Karnania, na Grécia. UN Photo/Tsagris

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O relator especial da ONU para os Direitos Humanos, François Crépeau, visita a Grécia de 25 de novembro a 3 de dezembro, em sua última etapa para concluir estudo sobre como deve ser feito o controle das fronteiras da União Europeia.

Crépeau afirmou que, dada sua localização estratégica no Mediterrâneo, dividindo fronteiras por terra e mar com a Turquia, a Grécia se tornou um ponto chave para muitos migrantes que tentam entrar na União Europeia.

Visita

Durante os nove dias da missão na Grécia, o relator especial da ONU vai se reunir com autoridades do governo grego responsáveis pelo controle das fronteiras e de migração, com representantes da UE no país e com Organizações Internacionais.

Crépeau se reunirá também com os próprios imigrantes e ONGs que defendem seus direitos, para debater a complexa questão do controle da fronteira grega. Na agenda do representante da ONU estão ainda visitas a vários centros de detenção de migrantes.

Relatório

A viagem de Crépeau à Grécia é o estágio final do estudo sobre o controle das fronteiras da União Europeia que começou em maio com uma visita à Bélgica, depois Tunísia, Turquia e Itália.

Ao fim da missão, no dia 3 de dezembro, o relator especial da ONU divulgará as conclusões preliminares do estudo numa coletiva de imprensa em Acrópolis, na Grécia. O documento será apresentado como um relatório especial ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em junho de 2013.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 17 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930