Portugal faz recomendações para melhorar transparência do Conselho de Segurança

Ouvir /

Ao lado da Índia, país assinou carta sobre como aperfeiçoar os métodos de trabalho do órgão; tema é debatido em sessão especial nesta segunda-feira.

 

José Filipe Moraes Cabral

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança debate nesta segunda-feira como melhorar os métodos de trabalho e a transparência do órgão. A discussão é baseada em uma carta assinada pelos embaixadores de Portugal e da Índia junto à ONU.

No documento, as delegações portuguesa e indiana pedem maior eficiência no trabalho do Conselho de Segurança e mais interação com os países que não são membros do órgão.

Avanços

Em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, às vésperas do debate, o embaixador de Portugal, José Filipe Moraes Cabral, ressaltou progressos na área.

"Temos aumentado as condições de eficácia do trabalho do Conselho; temos também melhorado as dimensões de transparência e accountability (responsabilidade) do Conselho, relativamente à Assembleia Geral e ao conjunto de Estados que integram as Nações Unidas."

Realidade

O embaixador Moraes Cabral destacou também que uma maior transparência do Conselho está ligada à necessidade de reformar o órgão.

"O Conselho de Segurança para ser eficaz tem que ser credível e para isso, tem que ser representativo. A capacidade de uma ação eficaz do Conselho está muito dependente do fato de representar ou não o que é a realidade geopolítica atual. A composição do Conselho tem que ser revista, tem que ser alargada."

O embaixador de Portugal, José Filipe Moraes Cabral, preside o grupo de trabalho sobre como melhorar a eficiência do Conselho de Segurança.

O grupo sugere ainda que o Conselho faça mais debates abertos, invista em diálogos interativos informais e inclua no seu plano de trabalho a participação de países que não são membros do órgão.

O mandato de Portugal no Conselho de Segurança termina no dia 31 de dezembro.

 

 

 

 

 

 

 

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031