ONU quer aceleração da industrialização para aumentar o comércio interno africano

Ouvir /

Organização vê crescimento econômico equitativo, inclusivo e sustentável como fundamental para alcançar os objetivos de desenvolvimento do Milênio e as metas da Nova Parceria para Desenvolvimento da África. 

Industrialização ajuda a expandir comércio interno

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

Para marcar o Dia da Industrialização da África, esta terça-feira, a ONU disse que um crescimento sustentável e equitativo é fundamental para se alcançar os objetivos do Milênio e as metas sócio-econômicas da Nova Parceria para Desenvolvimento da África, Nepad.

Este ano, as organizações estão dando destaque à importância do comércio interno na África para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar e de nutrição e apoiar o desenvolvimento sustentável.

Continente

As economias africanas estão entre as que mais crescem no mundo, mas o comércio regional interno responde a apenas 10% do comércio geral do continente, significativamente menor se comparado a outros continentes.

Muitos desafios impedem a expansão do comércio na África, entre eles, estão uma infraestrutura obsoleta, baixa capacidade de produção, limitados financiamentos para investimentos e alto custos dos negócios.

Futuro

Segundo a ONU, a eliminação desses obstáculos é um pré-requisito para atingir todo o potencial econômico da África.

A industrialização pode ajudar a expandir o comércio regional africano ao dar apoio a uma economia mais diversificada, especialmente, no desenvolvimento das indústrias rurais e de processamento de alimentos. É também recomendado melhorar a infraestrutura nos setores de transporte, comunicação, como também de energia.

Na Conferência da ONU Rio+20, sobre o Desenvolvimento Sustentável, que aconteceu em junho, no Rio de Janeiro, os governos enfatizaram a importância de dar mais atenção às necessidades de desenvolvimento na África.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 25 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031