ONU: conflito entre Hamas e Israel tem impacto devastador sobre crianças

Ouvir /

A Comissão dos Direitos das Crianças das Nações Unidas disse que a crise entre os dois lados trará efeitos psicológicos de longo-prazo sobre a juventude.

Jovens no meio de escombros na cidade de Gaza. UN Foto/Shareef Sarhan

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A ONU afirmou que o conflito entre o movimento islâmico Hamas e Israel está tendo um impacto arrasador e duradouro sobre as crianças. Segundo a organização, a recente crise vai gerar efeitos psicológico de longo prazo sobre os jovens.

A declaração foi feita pela Comissão dos Direitos das Crianças das Nações Unidas. O impacto do conflito vai desde o grande número de mortos e feridos em Gaza até um profundo trauma sobre menores dos dois lados da fronteira. E esse efeitos psicológicos podem afetar os jovens até a fase adulta.

Violência

Esta sexta-feira, o coordenador da Comissão dos Direitos Humanos da ONU, Michel Forst, deplorou o alto preço pago pelos civis no conflito. Segundo Forst, agora que a calma foi restaurada na região, o pensamento das autoridades está com as vítimas palestinas e israelenses, especialmente, mulheres e crianças.

Para o coordenador, o que aconteceu nos últimos dias mostra que é imperativo encontrar uma solução pacífica e duradora para o conflito. Forst declarou que todas as partes devem fazer todo o esforço possível para alcançar este objetivo. Ainda segundo ele, a comunidade internacional tem um importante papel a desempenhar nesse processo.

Escolas

Logo depois do anúncio do cessar-fogo, a Agência da ONU de Assistência aos Refugiados Palestinos, Unrwa, voltou a trabalhar na Faixa de Gaza.

Todas as 245 escolas da Unrwa vão funcionar normalmente este sábado assistindo a 225 mil alunos.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon e o Conselho de Segurança saudaram a decisão. Ban elogiou os dois lados e disse que o foco agora deve ser o de garantir que o cessar-fogo continue e que a ajuda humanitária chegue a todos aqueles que necessitem dela em Gaza. O Conselho de Segurança expressou apoio aos esforços internacionais para consolidar o acordo entre as duas partes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, a violência entre o Hamas e Israel deixou pelo menos 163 mortos. O número de feridos chega a 1269. Em Gaza, os ataques aéreos israelenses deixaram mais de 10 mil palestinos desalojados.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 19 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930