OMS aprova protocolo de controle ao tabaco

Ouvir /

Conferência da ONU para controlar o comércio ilegal de tabaco decorre na capital sul-coreana, Seul; documento segue para a assinatura dos países-membros, que terão prazo de um ano para responder.

Foto: IRIN

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.    

Os delegados de mais de 140 países-membros da Organização Mundial da Saúde, OMS,  aprovaram esta segunda-feira o documento que determina novas regras para combater o comércio ilícito dos produtos derivados do tabaco.

A agência da ONU disse que para alcançar esse objetivo serão usados canais de fornecimento e a cooperação internacional.

Controle

O embaixador Ricardo Varela, presidente da Conferência da ONU para controlar o comércio ilegal de tabaco, afirmou que a eliminação de todas as formas do comércio ilícito é um componente essencial para o controle.

Segundo a OMS, esse tipo de comércio é um problema global que mina as metas de saúde, impõe uma tensão extra no sistema e enfraquece a aplicação de impostos e de outras medidas.

Tiroteio

Falando no evento, na capital sul-coreana, Seul, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, disse que o objetivo da OMS e dos países-membros é reduzir o consumo e a exposição a fumaça. 

Chan disse que o uso dos produtos derivados do tabaco equivale a um tiroteio. Fere inocentes que estão ao lado, como também, a todos os dependentes do tabaco que estão causando danos a própria saúde.

Protocolo

Para ser implementado, o Protocolo segue agora para a assinatura dos países-membros, que terão prazo de um ano para responder.

Depois disso, é necessária a ratificaçào do documento pelos parlamentos de cada nação e, por fim, o tratado entrará em vigor 90 dias depois da ratificação de, pelo menos, 40 dos mais de 140 países que aprovaram o novo acordo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031