No Dia Mundial da Filosofia, Unesco defende ensino da matéria a crianças

Ouvir /

Evento na sede da agência, em Paris, conta com mesa-redonda e uma série de atividades edicadas a práticas filosóficas inovadoras incluindo uma demonstração do ensino da filosofia para crianças.

Escultura “The Thinker” de Auguste Rodin. Foto: Hans Andersen

Anelise Borges, Radio ONU em Paris.

A Unesco comemora o Dia Mundial da Filosofia neste 15 de novembro com uma série de eventos em sua sede, em Paris. Este ano, o 10° Dia Mundial da Filosofia tem como tema as “gerações futuras”: eventos organizados em níveis nacional e internacional permitem aos participantes compartilhar pontos de vista e experiências, respeitando a diversidade cultural.

Nesta quinta-feira, a Unesco organiza duas mesas-redondas e uma série de eventos paralelos dedicados a práticas filosóficas inovadoras incluindo uma demonstração do ensino da filosofia para crianças.

Grande Paris

Além disso, um grupo de estudantes da Grande Paris está instalando uma “cápsula do tempo”, contendo mensagens que gostariam que crianças da sua idade lessem em 2062. O dia vai terminar com um concerto do grupo 'Tempo blues-base circular'.

A Filosofia

Para a Unesco, a filosofia oferece uma reflexão transversal que deve permear todas as disciplinas que visam construir uma melhor compreensão do nosso mundo atual.

Os filósofos têm um papel muito importante: atrair a atenção publica aos desafios contemporâneos, especialmente quando estes se relacionam com a ética e a justiça. A Unesco acredita que o pensamento crítico, a previsão e julgamento ético são ingredientes de valor inestimável para uma sociedade saudável. Por isso, a agência se esforça para fortalecer a perspectiva filosófica em todos os seus programas e campos de ação.

Tema

“As gerações futuras” é um tema particularmente relevante para o Dia Mundial da Filosofia em 2012 – ano em que as sociedades refletem sobre os resultados da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio +20).

Neste dia de exercício coletivo a Unesco convida todos os seus parceiros (governos nacionais, instituições públicas, organizações não-governamentais, associações, universidades , institutos, escolas) a pensar sobre os grandes desafios do nosso tempo.

Esses parceiros da Unesco são incentivados a organizar vários tipos de atividades – diálogos filosóficos, debates, conferências, workshops, eventos culturais e apresentações em torno do tema geral do dia, com o participação de filósofos e cientistas de todos os ramos das ciências naturais e sociais, educadores, professores, estudantes, jornalistas e representantes da imprensa e público em geral.

Ao estabelecer Dia Mundial da Filosofia, em 2005, a Conferência Geral destacou a importância desta disciplina, especialmente para os jovens, sublinhando que “a filosofia é uma matéria que incentiva o pensamento crítico e independente e é capaz de trabalhar para uma melhor compreensão do mundo e promover tolerância e paz “.

O objetivo de institucionalizar o Dia Mundial da Filosofia, segundo as Nações Unidas, foi dar um forte impulso à disciplina e, em particular, ao ensino de filosofia ao redor do mundo.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 16 DE SETEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

setembro 2014
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930