Banco Mundial quer envolvimento comunitário no combate às doenças tropicais

Ouvir /

Órgão lembra que enfermidades colocam em risco centenas de milhões de africanos; evento internacional, em Washington,  juntou o sector privado, organizações da sociedade civil e especialistas internacionais neste domingo.

Sede do Banco Mundial.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As redes comunitárias de saúde dos países endémicos devem ser fortalecidas para a oferta de melhores serviços no combate às doenças tropicais negligenciadas, indica o Banco Mundial.

Para o órgão, estratégias nacionais devem colocar o tema no centro da agenda com vista a proteger os cidadãos do problema que  coloca em risco a vida de centenas de milhões de crianças e adultos em África.

Parasitas

As ameaças incluem a desfiguração, o desenvolvimento prejudicado, a cegueira e  mortes. Entre as enfermidades estão a cegueira dos rios, a  elefantíase, o tracoma e vários tipos de parasitas intestinais.

O presidente do órgão, considerou necessário aprender o que tenha funcionado e aplicar nos esforços atuais. Jim Yong Kim discursava em Washington  na Conferência de Combate às Doenças Tropicais Negligenciadas, DTN, encerrada neste domingo.

Parceria

O evento foi organizado em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates, a Agência norte-americana para o Desenvolvimento e a Organização Mundial da Saúde.

Na conferência, tomaram parte representantes do sector privado, de várias organizações da sociedade civil e especialistas internacionais de saúde envolvidos no combate das  principais doenças tropicais.

O órgão revelou a aposta de conter as principais doenças tropicais negligenciadas e possíveis de prevenir através de medicação como a cegueira dos rios, a elefantíase, o tracoma, as lombrigas , os tricurídeos, a ancilostomíase, e a bilharziose.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031