Ban vai ao Oriente Médio para pedir fim da violência entre Israel e o Hamas

Ouvir /

Em nota, Secretário-Geral diz que está "profundamente triste" com relatos de mortes de mais de 10 membros de uma mesma família em Gaza, assim como a continuação de foguetes contra cidades israelenses.

Ban Ki-moon

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, está a caminho do Oriente Médio, onde deve apelar, pessoalmente, pelo fim da violência entre Israel e o movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Em nota, emitida neste domingo pelo porta-voz dele, Ban disse ainda que está "profundamente triste" com relatos de morte de mais de 10 membros de uma mesma família em Gaza.

Alimentos

Ele afirmou que está "alarmado" com os lançamentos de foguetes que continuam sendo direcionados, de Gaza, contra cidades israelenses e que mataram vários civis.

Em entrevista à Rádio ONU, o porta-voz da Agência das Nações Unidas de Assistência a Refugiados Palestinos, Unrwa, Chris Gunness, disse que a entidade está tentando entregar ajuda humanitária em Gaza, apesar da violência.

Gunness contou que a Unrwa assiste 1,2 milhão de pessoas em Gaza, e que leva alimento a cerca de 800 mil. Ele afirmou que a agência mantém ainda clínicas de saúde e que irá seguir com o trabalho porque com a ofensiva a carência dos palestinos na região se tornou ainda maior.

Sirenes

Segundo agências de notícias, pelo menos 93 palestinos morreram desde o início da ofensiva. Do lado israelense, foram registrados três óbitos de civis.

Ainda segundo a mídia local, as sirenes continuam tocando no sul de Israel obrigando milhares de pessoas a sair de suas casas para fugir dos ataques palestinos. De acordo com o governo israelense, somente nesta segunda-feira, o Hamas teria atirado 32 foguetes que foram interceptados pelas forças israelenses.

Em nota, Ban Ki-moon disse que a violência tem que acabar e pediu aos dois lados que colaborem com a diplomacia da região para por um fim imediato ao confronto.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 18 DE DEZEMBRO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2014
S T Q Q S S D
« nov    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031