Ban Ki-moon debate escalada da violência com líderes do Oriente Médio

Ouvir /

Secretário-Geral da ONU falou, ao telefone, com primeiro-ministro israelense e presidente egípcio, sobre os ataques em Gaza e no sul de Israel; Conselho de Segurança fez reunião fechada para discutir a situação. Nesta quarta-feira, um ataque de Israel matou o chefe das operações militar do grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Ban Ki-moon

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, falou por telefone, na noite desta quarta-feira, com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e com o presidente do Egito, Mohamed Morsi, sobre o aumento da violência em Gaza e na região sul de Israel.

No mesmo momento, o Conselho de Segurança realizava uma sessão a portas fechadas para discutir o assunto. Um ataque aéreo de Israel matou o chefe militar do movimento islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Mortes

Já nesta quinta-feira, segundo agências de notícias, um homem e duas mulheres morreram nos ataques de foguetes lançados de Gaza, na cidade de Kiryat Malachi, no sul de Israel. No ataque, três crianças ficaram feridas.

Ainda segundo a mídia local, 15 palestinos, incluindo crianças, também morreram por causa do operação militar israelense que se estendeu por esta quinta-feira.

Preocupação

Ao telefonar para o premiê israelense Netanyahu, Ban disse estar preocupado com a deterioração da situação no sul de Israel e em Gaza.

O Secretário-Geral reiterou sua condenação aos ataques de foguetes lançados do território palestino e citou sua expectativa de que as reações israelenses sejam medidas para não provocar um novo ciclo de derramamento de sangue que poderia causar mais mortes de civis e espalhar a violência pela região.

Na conversa com o presidente egípcio Morsi, Ban falou sobre a necessidade de se evitar que a situação se deteriore ainda mais e expressou apoio a liderança do Egito para restaurar a calma em toda a área.

Reunião

Os 15 membros do Conselho de Segurança se reuníram na noite desta quarta-feira, com a participação das duas partes envolvidas no conflito e ouviram uma explicação sobre a situação na região, do vice-secretário-geral da ONU para assuntos políticos, Jeffrey Feltman.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 21 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031