Autoridade Nacional Palestina saúda cessar-fogo no Oriente Médio

Ouvir /

Acordo foi alcançado nesta quarta-feira entre Israel e movimento islâmico Hamas; Riyad Mansour elogia esforço coletivo.

 

Riyad Mansour

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

 O representante da Autoridade Nacional Palestina junto às Nações Unidas saudou o cessar-fogo alcançado nesta quarta-feira entre Israel e o movimento islâmico Hamas. O acordo foi assinado em Cairo, no Egito.

Riyad Mansour afirmou ter sido o resultado de um "esforço coletivo, onde foi destacado o papel das novas autoridades egípicias".

Civis

Falando à imprensa na sede da ONU, em Nova York, o diplomata ressaltou o trabalho do chanceler do Egito, Mohamed Kamel Ama e da secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Mansour disse que gostaria que o acordo "tivesse sido firmado antes, para que muitas vidas de civis pudessem ter sido salvas, especialmente a de palestinos na Faixa de Gaza".

O representante da Autoridade Palestina destacou que o número de mortos e feridos "aumenta a cada dia, chegando a 1,3 mil". Mansour falou ainda que é preciso esperar os detalhes do cessar-fogo, que deve por fim à violência em Gaza e no sul de Israel.

Conselho de Segurança

Foram oito dias de conflito e Mansour diz ter "esperança em um processo político que facilite a independência do Estado palestino". Na tarde desta quarta-feira, o Conselho de Segurança fez uma sessão sobre o Oriente Médio.

O Secretário-Geral, Ban Ki-moon, participou do encontro via teleconferência, direto de Tel-Aviv em Israel e falou aos membros do Conselho sobre a situação no local.

Leia Também:

OMS: estoques para vítimas no Oriente Médio devem durar apenas um mês

Nações Unidas condenam ataque a bomba contra ônibus em Tel Aviv

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 20 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031