Ban Ki-moon fala de momento de "tumulto, transição e transformação"

Ouvir /

Ban Ki-moon pede apoio ao novo enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria na abertura de debates da Assembleia Geral, presidente do órgão diz que sistema internacional está cada vez mais volátil.

Ban Ki-moon e Vuk Jeremic. / Foto: ONU Fotos.

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Secretário-Geral da ONU disse que o mundo vive um momento de "tumulto, transição e transformação".

Na abertura da 67ª. Assembleia Geral, Ban Ki-moon deplorou a instabilidade na Síria, a qual chamou "calamidade regional com ramificações globais".

Apoio

 Segundo Ban, a "comunidade internacional não deve olhar para o lado enquanto a violência foge do controlo". O Secretário-Geral pediu apoio total ao novo enviado especial da ONU e da Liga Árabe à Síria, Lakhdar Brahimi.

Um apelo foi lançado aos líderes mundiais para que façam mais para resolver crises.

Insensibilidade

A ONU estima que mais de 18 mil pessoas já morreram desde o início dos confrontos contra o governo do presidente Bashar al-Assad, há um ano e meio.

No pronunciamento, Ban fez referência à publicação de um vídeo anti-islâmico que gerou reações violentas em vários países ao qual considerou Ban Ki-moon notou que "um ato vergonhoso de grande insensibilidade levou à violência injustificável".

Impacto

A redução da pobreza, o impacto das mudanças climáticas e a solução de dois Estados para o conflito palestiniano e israelita.

Por seu turno, o presidente da 67ª sessão da Assembleia Geral, o sérvio Vuk Jeremić, afirmou que o sistema internacional está cada vez mais volátil.

Ação Coordenada

Jeremić falou sobre a necessidade de ação coordenada, num mundo onde os países estão cada vez mais expostos.

Os debates de alto nível da Assembleia Geral seguem até 1 de Outubro, que é subordinado ao tema "a Resolução de Disputas Internacionais por Meios Pacíficos."

*Apresentação: Eleutério Guevane.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 28 DE JULHO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

julho 2014
S T Q Q S S D
« jun    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031