Ban reage a encontro consultivo sobre a Síria

Ouvir /

No âmbito do encontro realizado esta quinta-feira em Teerão, Secretário-Geral pediu que sejam usados todos os meios pacíficos previstos na Carta das Nações Unidas.

Ban Ki-moon

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Secretário-Geral da ONU reiterou o seu apelo ao trabalho conjunto da comunidade internacional com vista à resolução da crise síria, face à possibilidade de uma guerra civil longa no país do Médio Oriente.

O apelo de Ban Ki-moon foi feito no âmbito do encontro consultivo sobre o país, realizado esta quinta-feira na capital iraniana, Teerão. A reunião de 10 países foi anunciada na segunda-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão, Hossein Amir-Abdollahian.

Mortos

De acordo com as Nações Unidas, a violência no país já fez 17 mil mortos, na maioria civis, desde os protestos populares contra o governo do presidente Bashar al-Assad iniciados em Março do ano passado.

Para Ban, uma guerra prolongada teria implicações trágicas para os sírios, além de afetar a estabilidade de toda a região.

Carta da ONU

O Secretário-Geral pede que sejam usados todos os meios pacíficos previstos na Carta das Nações Unidas, para ajudar na "busca de união em torno de um processo de transição baseado no diálogo e no compromisso das partes no terreno."

Os últimos dias são marcados pela escalada da violência em várias cidades e vilas, com destaque para Damasco e Alepo, os dois maiores centros urbanos do país.

De acordo com relatos, Alepo tem sido placo de intensos combates entre forças do governo e a oposição, que envolvem bombardeamentos e o uso de armas pesadas.

JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE AGOSTO DE 2014
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 22 DE AGOSTO DE 2014
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

agosto 2014
S T Q Q S S D
« jul    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031