Declaração sobre "estado do planeta" será apresentada a Rio + 20

Ouvir /

Conclusão de encontro de especialistas, em Londres, debateu temas socioambientais, dois meses antes da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá no Rio de Janeiro.

Industrialização afeta o clima

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Um grupo de especialistas em economia e meio ambiente apresentou, nesta quinta-feira, uma Declaração sobre o Estado do Planeta. O documento encerrou  a conferência batizada de "Planeta sob Pressão", realizada em Londres.

Segundo organizadores do encontro, as conclusões serão enviadas a líderes internacionais durante a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20.

Progresso

Participaram do evento, cientistas e representantes de organizações internacionais, incluindo das Nações Unidas.

Uma das participantes, a pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, Patrícia Pinho, disse à Rádio ONU, de Londres, que os países precisam mudar a maneira como encaram o progresso de suas economias.

"As ações imediatas que necessitam ser tomadas agora pelos tomadores de decisão. A gente tem que pensar que essa economia é completamente insustentável ao longo do tempo. Países emergentes como a China, por exemplo e inclusive o Brasil, – mas o Brasil tem uma matriz energética mais limpa – se eles começarem a consumir e a se desenvolver inspirados nos países desenvolvidos, a gente tem um completo desastre. O grande apelo dessa conferência é um apelo de mudança de paradigma."

O encontro em Londres foi co-dirigido pela Unesco.


JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE MAIO DE 2013
JORNAL DA ONU - BRASIL (5 MIN), 24 DE MAIO DE 2013
Loading the player ...

ONU INTERATIVIDADE

 

maio 2013
S T Q Q S S D
« abr    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031