Unaids elogia China por decisão sobre portadores de HIV

País vai retirar restrições de viagem para os soropositivos; Unaids lembra que todo indivíduo deve ter acesso à liberdade de movimento, não importa o status em relação ao HIV.

Sede da ONU

Sede da ONU

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, Unaids, elogiou a decisão do governo chinês em retirar as restrições de viagem ao país para os portadores do vírus HIV.

Em comunicado nesta terça-feira, o diretor executivo do Unaids, Michel Sidibé, afirmou que a China é outro exemplo de liderança na resposta à Aids.

Acesso

Ele lembrou que todo indivíduo deve ter acesso à liberdade de movimento, não importa o status em relação ao HIV.

Na nota, o Unaids reforça que se opõe fortemente à qualquer lei que restrinja o movimento dos portadores do vírus, que as restrições são discriminatórias, não impedem transmissões e não protegem a saúde pública.

O representante do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, falou à Rádio ONU, de São Paulo, sobre a importância da decisão chinesa.

“Primeiro a gente saúda como algo bastante benéfico do ponto de vista da circulação das pessoas e do respeito aos direitos humanos, da redução de estigma e discriminação. Na realidade os países que realizavam essa restrição o faziam de modo inadequado e não tinha fundamentação científica desde o início”, afirmou.

Justificativa

O Unaids ressalta ainda que as restrições de viagem não tem justificativa econômica, já que os portadores do HIV podem levar vida profissional longa e produtiva.

Cinquenta e um países, territórios e áreas adotam alguma forma de restrição de entrada, permanência e residência de pessoas vivendo com HIV, cinco países não emitem vistos nem de curto prazo e 23 nações deportam os soropositivos.

Em janeiro deste ano, os Estados Unidos retiraram as limitações de viagem e vários outros países, incluindo a Namíbia e a Ucrânia, prometeram fazer o mesmo.


JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031