Desarmamento liberta recursos para Metas do Milénio, diz Ban

Ban Ki-moon disse que esforços de desarmamento podem ajudar a reforçar a cooperação internacional e renovar o multilateralismo; ele salientou que o mundo tem armas a mais enquanto existem poucos recursos para o desenvolvimento.

Ban Ki-moon

Ban Ki-moon

Carlos Araújo, da Rádio ONU em Nova Iorque.


O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a aceleração do processo de desarmamento no mundo pode libertar recursos para o combate a alterações climáticas, insegurança alimentar e o cumprimento das Metas do Milénio.

Falando esta segunda-feira num debate da Assembleia-Geral sobre o tema, Ban revelou que despesas com a compra de armas no mundo ultrapassaram a marca de US$ 3 trilhões e continuam a aumentar.

Multilateralismo

Ele disse também que esforços de desarmamento podem ajudar a reforçar a cooperação internacional e renovar o multilateralismo.

O Secretário-Geral afirmou que a realização do encontro não poderia ser mais oportuna, numa altura em que há sinais encorajadores para desarmamento e não proliferação no mundo.

Ban disse que é preciso analisar o relacionamento entre desarmamento e outros desafios globais. Ele salientou que o mundo tem armas a mais enquanto existem poucos recursos para o desenvolvimento.

Objectivos

Ban Ki-moon sublinhou que o desarmamento está entre os objectivos mais antigos das Nações Unidas. Ele afirmou que ao debater o tema, a ONU regressa às suas raízes mas, ao mesmo tempo, olha para o futuro.

O Secretário-Geral descreveu a cimeira da semana passada em Washington sobre segurança nuclear como um marco e reiterou o seu apelo para uma reunião anual do Conselho de Segurança, a nível ministerial, para debater o tema.

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031