Crime organizado é obstáculo para Metas do Milênio, diz Ban

Em mensagem para o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, Ban Ki-moon afirma que os Estados devem reforçar cooperação bilateral, regional e internacional; evento começou nesta segunda-feira em Salvador.

Ban Ki-moon

Ban Ki-moon

Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.

O crime organizado é um grande obstáculo para a implementação das Metas do Milênio e provoca danos aos mais vulneráveis como mulheres, crianças e migrantes.

A afirmação é do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem para a abertura do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que começou nesta segunda-feira em Salvador, na Bahia.

Cooperação

Na mensagem, Ban pede aos Estados para reforçarem a cooperação bilateral, regional e internacional. Segundo o Secretário-Geral, o processo deve envolver a sociedade civil, mídia, setor privado, autoridades, cientistas sociais e especialistas em justiça criminal.

Ele também pede mais inovação, já que o “mundo deve estar à frente dos criminosos para ameaças como o crime ambiental e a falsificação”.

O Secretário-Geral afirma que há necessidade de mais eficácia no controle do fluxo de capital gerido pela corrupção e lavagem de dinheiro.

Temas

Em entrevista à Rádio ONU, de Salvador, o Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, Giancarlo Summa, lembrou que o evento na Bahia irá discutir oito temas principais.

“De acordo com as Nações Unidas e os países membros esses são oito dos novos tipos de crimes que estão se multiplicando e se tornando uma ameaça cada vez maior a nível mundial”, afirmou.

Os tópicos são infância, juventude e crime, terrorismo, prevenção da criminalidade, tráfico de migrantes e de pessoas, lavagem de dinheiro, crime cibernético, cooperação internacional e violência contra migrantes e famílias.

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031